quinta-feira, 14 de maio de 2009

Publicidades


Ora vamos lá ver..nos últimos tempos as grandes entidades bancárias não se coíbem de exibirem grandes espectáculos publicitários..qual musical da Broadway qual quê, o que está a dar é a Bonnie Tyler em versão Santander a gritar zeros em todo o lado, ou para se denominar de banco com cariz patriótico põem uns senhores músicos portugueses a fazer gingles lindíssimos..de morrer mesmo!!!

Srs. consumidores, vamos lá a ver, acreditam mesmo que o vosso novo empréstimos tenha spread zero?? ou melhor acreditam mesmo que este spread ficará sempre assim baixinho até ao final do vosso contrato??sim eu sei que não é propriamente legal fazê-lo subir, porque blá, blá, blá o que assinaram no contrato é que tem de ser processado, mas exmos. o que a lei portuguesa melhor tem são lacunas, que tão prontamente serão preenchidas com a interpretação de cada um.

Outras publicidade que andam aí e me causam urticária é a dos combustíveis e essa treta do vamos ser todos socialmente responsáveis e ajudar o ambiente..nós os srs. da Galp que só queremos o bem-estar social somos a iniciativa para essa causa que é o car pooling. Bem, como hei-de pôr a minha opinião em forma sem poder ser acusada de instigadora de violência...não o consigo, por isso cá vai.

Exmos. Srs. dessa grande empresa, se quiserem ser socialmente responsáveis então não pratiquem margens operacionais elevadas, e não as camuflem com as desculpas dos impostos praticados (sim eles têm a sua responsabilidade, mas não 100% dela).

Exmos. Srs. dessa grande empresa, se quiserem ser socialmente responsáveis então aplicariam o método de custeio das existências de forma constante, ou seja se no momento em que os preços do petróleo aumentam e convém aumentar imediatamente os preços dos combustíveis então eu diria que estão a aplicar o método de custeio de o último bem comprado é o primeiro que se põe à venda (LIFO - last in first out), mas se quando o preços do petróleo cai e não convém fazer descer os preços dos combustíveis então vem o argumento de ahh e tal é que esta ainda é a matéria comprada aos outros preços...pois..aí eu digo que estão a mudar o método de custeio, porque agora a estratégia não é pôr o último bem comprado à venda, mas sim um primeiro bem comprado à venda, método chamado de FIFO - first in first out.

Portanto..a publicidade é uma arma do marketing, e bom marketing é aquele que cria a necessidade no consumidor, sem que este se aperceba de tal. Um bom marketing é aquele em que se joga com o produto de modo a que este comece a ser indispensável nas vidinhas das pessoas, ora os casos apresentados em cima não demonstram que o objectivo do marketing esteja a ser atingido, mais demonstra que o objectivo não é o de criar necessidades de consumo, mas sim estratégias desesperadas de manter, por um lado uma imagem positiva (Galp e a sua publicidade ao equilíbrio ambiental) e por outro de não afundar com a falta de liquidez sentida (bancos e (i) os seus mil e um programas de "dar" dinheiro para as pessoas poderem consumir e posteriormente continuarem no ciclo vicioso do crédito, e (ii) os 50 mil programas de taxas de juro altississsissimas, ficticiamente, para planos de poupança, ou seja, ponham cá o vosso €€€ por um tempo largo, sim no mínimo 5 anos para poderem no último mês ter uma taxa de 8%, para assim nós entidade bancária em dificuldades, o que são 300.000.000€ de lucro??, termos liquidez para avançar com os nossos investimentos).

E com estas ideias todas a fervilhar me fico e ponho-me a trabalhar.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails