quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

110 anos de ensino...


14 de Janeiro...

Data em que celebra a fundação do Instituto de Odivelas.

1º estabelecimento de ensino em Portugal a educar meninas para futuras mulheres, claro que durante muito tempo esta educação era vocacionada para Dona de Casa, disciplinas como Puericultura, Culinária, Costura, Datilografia eram obrigatórias. Perdão não eram..são (à excepção da costura e datilografia).

Eu sou uma Menina de Odivelas, e por muitos obstáculos que ultrapassei no meu tempo de aluna, hoje sou o retrato do colégio.

Lá aprendi a ser perseverante, independente e autónoma, aprendi o valor da amizade, do que é estar em grupo e pelo grupo. Lá aprendi que não sou só uma, mas tenho direito à minha individualidade. Lá saboreei o gosto das pequenas vitórias. Aprendi a disciplinar-me quando era necessário e a descontrair nos momentos de lazer.

Poucas são as Meninas de Odivelas que não sentem nostalgia no dia 14 de Janeiro.

Dia de aniversário da instituição, dia do nosso aniversário.

Ao longo de 110 anos o colégio tem conseguido manter-se na liderança do ensino, raro é o ano que não figura no top 10 das escolas nacionais, raro é a aluna que não consegue ingressar no curso pretendido, rara é a aluna que não veste todos os dias o espírito :"DVC IN ALTUM".

Lá aprendi que "Ser Amiga é Ser Irmã."
Hoje é dia de cantar:

"É o nosso ideal a verdade
A verdade é a crença mais bela
O trabalho é p'ra nós liberdade
A virtude a melhor sentinela
Pois fixemos as nossas esperanças
No trabalho e virtude tão sã
Que se hoje 'inda somos crianças
Nós seremos mulheres amanhã
Salvé bela terra onde nascemos
Salvé santa Pátria Portuguesa
Salvé nossa escola aquem devemos
A luz do saber nossa riqueza
Salvé,Salvé, Salvé, Salvé"


nota: claro que o hino tem muito de Estado Novo, mas são pequenos promenores...

1 comentário:

Sensei disse...

Apesar da minha urticária relativamente a este tipo de instituições na sua vertente masculina...que tão bem produz carradas e carradas de carneirinhos acéfalos, não posso deixar de dar os parabéns a esta instituição onde a mulher que amo passou algum tempo da sua vida e que também contribuiu para ser a mulher extraordinária que é!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails