segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Eu sabia que obrigando-me a escrever ía começar a desenferrujar.

Chegou a época das atribuições dos prémios Nobel, começou a época das controvérsias em que uns aclamam de pé outros repudiam.
Há espaço para as opiniões de todos, umas com mais fundamentação argumentativa, outras nem tanto.
E é sobre estas última que me expresso hoje.
Este ano o Nobel da Paz é Liu Xiaobo. E quem é Liu Xiaobo? Pois que é um cidadão chinês, intelectual (ui..na China só este adjectivo é sinónimo de conflito), activista pelos direitos do Homem ( eu não digo que o homem gosta de confusão), e ainda por cima apologistas de reformas na política do seu país (pronto, está tudo estragado).
Pois que em 2008 este senhor teve o transplante, de assinar a Carta 08 (que não é mais do que um manifesto a favor dos direitos humanos, da liberdade, a independência judicial, um modelo politico multipartidário & so on), e devido a essa insubordinação toca de ser preso, oficialmente, pelas autoridades Chinesas acusado desse grande crime que é “incitar á subversão contra o poder do Estado”. E por quanto tempo? 11 anos e a ver se os maus-tratos dentro da prisão não o matam antes.
Na minha leitura este é um prémio muito bem atribuído. Haveriam outras pessoas a distinguir? Haveriam sim senhor, mas considero que este ano a academia sueca está a fazer o seu papel de denunciar o que de mal acontece.
E no meio disto tudo aparecem aqueles que criticam a atribuição do prémio e que usam argumentos tão ridículos como: “ah e tal…isto descredibiliza totalmente o galardão”, e quem é o autor de tal comentário? PCP…sim o nosso Partido Comunista Português…sim aquele partido que era único na oposição em tempos de totalitarismo politico em Portugal, sim aquele cujas pessoas morreram sob maus-tratos nas mãos do regime Salazarista, sim aquele partido cujos objectivos eram exactamente os mesmos que defende Liu Xiaobo, mas porque o nosso partido tem comunista no nome e porque o regime Chinês é comunista então toca de desprezar a entrega do Nobel da Paz.
….

Sinceramente não se percebe como é que de ano para ano o PCP tem diminuído o seu poder em Assembleia…é que não se percebe…

1 comentário:

Sensei disse...

Realmente não se entende mm!!! Só tenho a dizer que este nosso país é um país de carneiros...neste caso carneirismo politico internacional! Mas não se entende como alguém pode dizer que o governo (?) chinês não é um exemplo de democracia e liberdade de expressão...até porque Tiananmen foi uma pequena revolta de uns jovens que queriam comprar umas calças Levi's e elas já estavam esgotadas...como dizem os System of a Down...uma banda que acredito possa não ser bem aceite musicalmente por muitos ouvidos mas que em termos de letras fala bem alto contra o carneirismo global neste mundo...

Why don't you ask the kids at Tiananmen square?
Was fashion the reason why they were there?

They disguise it, Hypnotize it.
Television made you buy it.

I'm just sitting
In my car and
Waiting for my...

She's scared that I will take her away from there.
Dreams and her country, left with no-one there.

Mezmerized the simple minded
Propaganda leaves us blinded.

I'm just sitting
In my car and
Waiting for my girl.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails