quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O poder do elogio.

O elogio é um acto com um potencial manipulador tremendo.
Um elogio pode melhorar a disposição de uma pessoa, pode pô-la a sorri, alegre, confiante e, ao mesmo tempo, pode centralizar as atenções dessa pessoa no atributo focado esquecendo-se do que se passa à volta.

Por esse mesmo motivo é que no processo da nossa educação, ou melhor no processo da nossa auto-educação, aprendemos por um lado que elogiar as pessoas de quem gostamos é um acto de amor, por outro aprendemos também que elogiar uma pessoa que tem o poder de nos dar aquilo que queremos pode ser um “encurta-caminho” para o nosso objectivo.
Claro está, que o uso do elogio para este fim classifica o elogiador como “graxista”, “lambe-botas”, entre outros adjectivos/substantivos tão elogiadores.

Ainda assim há aqueles que até sabem manipular muito bem através do elogio, tão bem que só algum tempo depois é que nos apercebemos que fomos “levados”, tornando mais fácil o perdão ao manipulador.

Agora aquelas pessoínhas que não o sabem fazer, aquelas pessoas que sente-se na voz como o elogio é falso e mesmo assim não se coíbem de o usar…é pá….que vontade de bater fortemente.
Infelizmente privo com uma pessoa assim, todos os dias a mesma estratégia, credo como enjoa.

Agora perguntam-me: “então, mas é uma pessoa que quer uma promoção?”
Não, meus senhores, é uma pessoa que quer o seu trabalho feito por outros mas receber as regalias do mesmo.

Portanto, para mim, este tipo de pessoas são piores que “lambe-botas”, para mim estas pessoas são os parasitas que coexistem no mesmo local que eu, são as eternas ineficiências que eu terei de pagar (seja directamente do meu trabalho, seja através de impostos para pagar crises).

Hoje, a tirada da manhã foi algo como: “Ah sra.Y, você hoje está com um ar tão andaluzo, dança o flamenco? está com uma postura…” – quando a seguir vai a bufar para um canto e dizer que o alvo do elogio é uma matrafona.

Sinceramente, aturar isto todos os dias é desperdiçar o meu tempo. O meu precioso tempo.

2 comentários:

conceicaobarreta disse...

Perfeito,carregado de verdade e eu assino por baixo,pior é quando essa pessoínha pertence à familia aí é tão triste tão deprimente e a revolta é MAIOR.Parabéns pelo excelente post.

p. disse...

Pois é ... eu assisto contigo todos os dias às façanhas da personagem. Um dia damos-lhe um encontrão!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails