Também eu fui ver o filme "Avatar" assim que estreou, adorei os efeitos especiais, as pequenas/grandes alterações no 3D, mas fiquei com a sensação de ter visto uam história igual a tantas outras. Pior, saí do cinema a dizer, acho que o Cameron devia pagar direitos de autor à Disney por ter utilizado a Pocahontas como inspiração.
Já ouvi muitos a dizer o mesmo, mas a noticia que sai no Ionline sobre a semelhança do filme, com outros, sim no plural, é incrivel.
Aqui vão:
"01. "Star Wars: O Regresso do Jedi" - Uma tribo nativa, tecnologicamente deficitária, enfrenta um inimigo que consegue viajar entre planetas. Enfrenta lasers com lanças de madeira e coragem forrada a pelúcia.
02. "Pocahontas" - Olhando para o guião da Disney, "Avatar" parece decalcado a papel vegetal e entregue a um fanático por ficção científica. As semelhanças são perturbadoras: um navio (ou nave) chega a uma terra (ou planeta) por descobrir; o soldado John Smith (ou Jake Sully) parte à descoberta e conhece Pocahontas (ou Neytiri) por quem se apaixona. E isto é só o início.
03. "Matrix" Na distopia dos irmãos Wachowski - os heróis são ligados a um dispositivo que, tal como "Avatar", os leva para outro corpo - e para outra realidade. Em comum com os dois filmes há também os "Armored Personal Unit" (em "Matrix Revolutions"), robôs gigantes manipulados por humanos.
04. "Danças com Lobos" - O clássico das aulas de "Educação Moral Religiosa e Católica" contém o mesmo princípio de "Avatar": Homem bom junta-se a tribo boa, aprende os seus hábitos e acaba a lutar contra os maus.
05. "Gorilas na Bruma" - Uma cientista (Sigourney Weaver) vai para o meio de uma inóspita floresta no Ruanda estudar gorilas. Troquemo-los por Na'vi e temos parte do guião e de uma personagem de Avatar.
06. "Lost - Perdidos" - John Locke está preso a uma cadeira de rodas até cair na ilha. Neste estranho território, Locke volta a andar e goza na plenitude as capacidades readquiridas. Num episódio antigo de "Star Trek", Pike, um paraplégico, é enviado por Spock até ao planeta Talos IV onde fica saudável.
07. Capas de discos de rock progressivo - Capas dos discos dos Yes, Boston e Styx contêm alguns dos elementos ecológico-futuristas do filme de James Cameron. Felizmente a banda-sonora não foi contaminada.
08. "Estrunfes" - Azuis, amantes da floresta e místicos. São procurados pelo bruxo Gargamel, que precisa deles para conseguir a pedra filosofal - são um pouco como o onubtanium em "Avatar", mas mais irrequietos."
o artigo aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário