sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Porter, Politica e a TVI

Na minha modesta opinião (cof, cof...) o que se está a passar na TVI tem mais a haver com Porter do que com Sócrates, Manuela, Portas e restantes, onde a Moura Guedes e o Moniz são figurantes.
Passo a explicar a minha teoria:
Ponto 1 - Quem é Porter??
Digamos assim, Michael Porter está para a Estratégia Empresarial como Freud está para a psicanálise.
Michael Porter desenvolveu um novo paradigma económico, onde a estratégia empresarial resulta da conjugação de dois factores: (i) o Corporate e (ii) o Business-Level strategy.
Enquanto que o 1º factor conjuga a escolha do portfólio da empresa mediante a atractividade do mercado/indústria (atractividade esta medida através do modelo das 5 forças competitivas):


(5 forças de Porter)
O 2º factor desenvolve o posicionamento industrial, em que o sucesso da estratégia de negócio depende 5 decisões-chave:

(pentágomo estratégico)

Ponto 2 - Quem Sócrates, Manuela, Portas e restantes?
Políticos do nosso País (sim eu sei que todos sabem, mas é só para apresentar todos os intervenientes da minha exposição narrativa, ok?!?
Ponto 3 - Case-Study: TVI

20 Fevereiro de 1993 - Inicio de transmissão da 2ª estação televisiva privada portuguesa e 4º canal generalista. Detido por instituições importantes ligadas à Igreja Católica como a Rádio Renascença e a Universidade Católica Portuguesa, entre outras.
Através do modelo desenvolvido por Porter observa-se que a escolha do portfólio (1º factor) centra-se na oferta de programas ligados a valores católicos, atingindo um cliente-alvo especifico e posicionando-se ó na transmissão de programas e não na sua produção (2º factor de Porter - ver Pentágono estratégico).
1998 - Entrada de José Eduardo Moniz nos quadros da TVI. Inicio de transmissão de programas como o Jogo do Ganso e Baywatch.
(Repare-se na ligeira alteração de portfólio oferecido pela TVI e no reposicionamento da empresa no mercado).
1999 - Compra da TVI pela Media Capital
1999/2000 - 1ª novela de ficção nacional produzida pela TVI, os Jardins Proibidos. Note-se, como desde que o Moniz entrou na TVI que toda a estratégia da TVI alterou, desde programas católicos para programas de entertenimento banal, sem os valores definidos em 1993.
2000 - Catarse decisiva com a formação inicial da empresa - transmissão de programas género Reality Shows, o Big Brother, onde se caça o espírito voyer de cada um e se expõe toda e qualquer intimidade do ser-humano.
Julho 2005 - Prisa entra na Media Capital. Decisão de venda de parte da media capital à Prisa, detentora de meios de comunicação em Espanha.
1ª Bomba Política - Marques Mendes, o então líder do PSD, acusou o governo Português (PS de Sócrates) e Espanhol de cumplicidade neste negócio, acusando a Prisa de ligações com o PSOE.
Junho 2009 - Numa medida para combater a crise a Prisa decide vender 30% do capital de Media Capital. A PT aparece como potencial comprador e, novamente, numa decisão de politiquice a oposição (vulgo PSD) acusa o governo de Sócrates de tentativa de controlo da TVI para fins de censura.
(não sei se se nota o facto de durante 2005 e 2009 haver um novo posicionamento da empresa, mas na vertente da posição da fileira, novamente Porter a funcionar)
Agosto 2009 - Saída de Moniz do canal para ocupar a vice-prisidência da Ongoing, grupo que demonstrou compar os tais 30% da Media Capital colocados à venda pela Prisa.
Setembro 2009 - Cancelamento da transmissão de um programa da TVI, o Jornal Nacional com a Manuela Moura Guedes. Oportunamente hei-de fazer um cronologia profissional da senhora relacionada com a de Moniz, mas neste momento não vou por aí.
A semanas da eleições legislativas, novamente o PSD, principalmente, vem acusar o PS de Sócrates de pressão na impressa, ou seja utilização do "lápis azul".
Parece-me a mim que o que se está a passar é uma redefinição do portfólio da TVI, através da orientação estratégica que a Prisa detém no seu negócio.
Parece-me a mim que a Shô Dona Manela (a Moura Guedes) ao ter sido deputada pelo CDS-PP não é isenta no seu "jornalismo".
Parece-me a mim que, depois do flop que foi a apresentação da Alice no País das Maravilhas em Cuecas, também denominado por programa eleitoral do PSD, há um aproveitamento para a politiquice.
Parece-me a mim que o único "perdedor" nesta história é o próprio PS, portanto não me cheira que a suspensão de tal programa tivesse alguma pressão deste partido.
Parece-me a mim que o que o único erro é a sub-avaliação, por parte da Prisa, que tal decisão teria na opinião pública.
Por isso, digo eu que chega de sensacionalismos, sim eu sei..é a TVI, e vamos começar a racicionar no que queremos para o nosso dia-a-dia.
Queremos a confusão completa, onde a caça às bruxas é uma constante?
Queremos uma líder que é tão constante nas suas medidas como: "avalio os juízes, mas os professores não"; "diminuo impostos às empresas, mas não diminuo a carga fiscal" (logo quem paga somo nós, pobres trabalhadores assalariados); "não invisto em obras--públicas, mas crio emprego" (1º - como??; 2º - será que a sra. não sabe que o TGV vai ser 70% financiamento por fundos europeus?").
Bem..e porque isto vai longo..lanço o meu slogan "Se temos 2 ouvidos e 1 boca, então devemos ouvir mais e falar menos", ou seja sejam cépticos e antes de se começar a peixeirada saibam do que se fala, não se confunda politicas empresariais com politicas governamentais.











1 comentário:

Sensei disse...

Sensei is proud of you...the force is strong on you young Jedi.

Claramente que esta situação toda surgiu no momento certo para o PSD e a sua extraordinaria...mente limitada líder...é que poucos dias depois de esta ter apresentado um extradordinariamente pobre, desajustados e sem qualquer substrato económico livro de campanha para o país...nada melhor que arranjar um pseudo escandalo para entreter os mais inteligentes do burgo...que coincidência ou não são os mesmo que ainda aturavam o pseudo jornalismo da tvi e dos seus serviços noticiosos. Se há dedo politico nisto certamente que não será do único partido que sai prejudicado no meio desta barracada à la bairro social degradado deste país...penso eu de que!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails