quinta-feira, 22 de julho de 2010

Como tudo se explica...

Andava eu a divagar pela net e deparo-me com os blogues do jornal público, um dos que me suscitou curiosidade foi o Em Estágio.


Comecei a lê-lo e eis que me deparo com o seguinte post:


A primeira já lá vai…


Postado por Ana Tavares como Sem categoria em 12 de Julho de 2010

A primeira semana de estágio no Público já passou. Digamos que foi uma semana um pouco atribulada no final, mas ainda assim bastante gratificante.
O contacto com a redacção marcou o início de um novo ciclo. Nos primeiros dias foi tudo novo, as pessoas, o ambiente, o ritmo de trabalho, tudo. Mas com o passar dos dias tudo foi ganhando um ar mais natural.
Ainda assim é aos poucos que me vou habituando a esta vida de “jornalista”.
No primeiro dia fiquei a saber que iria estagiar na secção de Economia (bem diferente da que tinha escolhido, no caso Sociedade), o espanto inicial tem vindo a dar lugar a uma agradável sensação de aprendizagem que cresce a cada dia que passa.
Um novo mundo cheio de termos técnicos que até agora só ouvira na tv ou na rádio, mas que a partir de agora tratarei (vá, tentarei tratar) por tu.
Para isso vou ter de voltar aos tempos de escola (que longínquos que eles estão) lol e ir buscar os livros de economia do secundário, pode ser que ajudem
Como aqui já foi dito pela Tânia (que eu ainda não conheço :p) a demora na conclusão de peças é UM dos problemas, mas que iremos com certeza ver solucionado daqui a algum tempo.
A primeira já lá vai, a segunda está a meio, venha a terceira semana!
Bom estágio a todos*



Ana Tavares





Pois bem...como exprimir a urticária que se instalou na minha pele...


Respira...


Contar até me sentir mais calma...





Julgo não ser novidade que eu sou da área de economia, além de ter estudado a área, trabalho na mesma, e como tal todos os dias são dias de estudo...intenso...


É sabido que uma forma de saber o que se passa no mundo, seja ele politico, social, económico, advém da leitura de jornais.

ora um dos motivos pelo qual eu leio poucos artigos económicos nos jornais portugueses é porque não conseguem ser artigos de facto, mas de opinião...e tenho a dizer que isso irrita-me...quando quero saber a opinião de alguém procuro-a..e normalmente a pessoas a quem valido qualidades para tal...

Eis que o post da Ana Tavares vem dar-me o argumento final para as minhas desconfianças.

Pois bem...o Público, jornal que até leio com regularidade e que muito entro em conflito, contrata estagiários, atitude que apoio, até porque é um inicio de carreira que é uma ajuda tremenda para o CV de alguém que está na área de jornalismo fazer estágios em jornais sustentáveis.

Mas agora eu pregunto Um estagiário é aquela pessoa que por não ter experiência no mercado de trabalho está no patamar de aprendizagem?Como é que a alguém que :"vou ter de voltar aos tempos de escola (que longínquos que eles estão) lol e ir buscar os livros de economia do secundário, pode ser que ajudem." entrega-se uma área de especificidade.
E note-se..em que é que a estagiária se vai basear para efectuar artigos económicos? livros de economia do secundário....
E qual era a área de interesse da rapariga? "(bem diferente da que tinha escolhido, no caso Sociedade)".
....
Pronto...
Estão esplicados os artigos a que chamo análise elevador: "a cotação da acção xpto está no vermelho porque desceu, e empresa Y está no verde porque a cotação da acção subiu."
....
...
...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails